segunda-feira, 12 de maio de 2008

Gothic Metal


O Gothic Metal, também conhecido como Goth Metal ou Metal Gótico caracteriza-se por seu clima melancólico e um enfoque sombrio em temas como religião, sexualidade e morte. A maioria das bandas do gênero utilizam elementos da Música erudita como coros e orquestras (produzidos, na maioria das vezes, por sintetizadores). Vocais líricos também são utilizados.
O termo foi cunhado por Nick Holmes, vocalista do Paradise Lost.

Características Estilísticas
O Goth Metal é considerado um gênero musical bastante amplo gerando diversas discussões sobre o que é necessário para uma banda ser considerada do estilo Gothic Metal. Alguns pontos comuns entre estas bandas podem ser citados abaixo:
Os violões estão presentes em diversas canções de bandas de gothic metal, principalmente nas bandas que possuem dois guitarristas.
A afinação dos instrumentos de corda tende a ser mais grave que o normal (E); variam entre D (Tiamat, Paradise Lost), C# (My Dying Bride[4]), ou até B (Type O Negative, Lacuna Coil).
Os teclados tem um papel de destaque neste estilo, muitas vezes substituíndo uma das guitarras. Os teclados são também utilizados para simular outros instrumentos em sua maioria de sopro ou de cordas. Os teclados tendem a auxiliar o baixo na criação da atmosfera e clima das canções.
Os vocais podem ser feitos por um vocal tanto masculino quanto feminino, ou mesmo ambos. Os vocais masculinos podem ser tanto de um tenor ou barítono quanto guturais. Já os vocais femininos tendem a ser agudos e operísticos (geralmente soprano), por vezes cantados em um tom regular com vários efeitos de reverberação. Nos backing vocals temos a utilização de coros e de canto gregoriano.
A atmosfera das canções de Gothic Metal é sombria, porém sem a lentidão do Doom metal ou a virtuose do symphonic metal e do power metal (estilos musicais às vezes associados ao Gothic Metal, por causa de bandas como Nightwish e Within Temptation).
Além da sua cadência sombria, a característica mais marcante do Goth metal é sua natureza "progressista". De Fado (Moonspell), Trip Hop (My Dying Bride) à Rock alternativo (Katatonia), os grupos de Gothic metal sempre estiveram dispostos a experimentar para transcender as barreiras do metal underground.

Nenhum comentário: